Este GT40 é um carro histórico no GT4, quem aí não conhece o piloto belga Jacky Ickx, ele é hexa-campeão em Le Mans (em 1975 pela Mirage ao lado do inglês tetra-campeão em Le Mans Derek Bell, em 1976 à bordo do 936 da Porsche, ao lado do holandês Gijs Van Lennep, em 1977 também pela Porsche ao lado do alemão Jürgen Barth e o americano Hurley Haywood, e em 1981 e 1982 teve abordo de um Porsche 956, e teve como parceiro Derek Bell, que com Bell foram campeões em 1975 num Mirage GR8-Ford), mas o seu primeiro titulo veio em 69 à bordo de um Ford GT40 Mk.I, teve como parceiro, o inglês Jackie Oliver, mas esse titulo não fácil para Ickx, porque sofreu uma caçada brutal de um Porsche 908 pilotado pelo francês Gérard Larrousse bi-campeão em 1973 e 1974 pela Matra, e o alemão Hans Herrmman campeão no ano seguinte a bordo de um Porsche 917K, pois a diferença entre os dois carros era de apenas de 6 segundos, então Jacky Ickx precisou resistir bravamente a aquela perseguição terrível do 908, mas sem chance Ickx acabou cruzando a linha de chegada antes que o Porsche, e o resultado, ultimo titulo da Ford e o 1° titulo de Jacky Ickx, foram comandados pela equipe inglesa Jonh Wyer Automotive Engineering, equipados com motor Ford 4.9L V8, usaram pneus Firestone, saíram em 13° lugar no grid e terminaram como campeões com 372 voltas completadas, com certeza foi um dos títulos mais significativos para o piloto belga Jacky Icks, um nome de peso e experiência em Le Mans.
2 comentários:
Luiz incrivel q depois de 24 horas correndo a diferença foi de apenas 6 segundos.Geralmente este tipo de corrida termina com diferenças bem maiores.Imagina o stress nas últimas voltas
é verdade Rick, se dessem pelo menos 1 volta já era o suficiente pra ganhar bem, mas eu sempre falo em Le Mans sempre tem um imprevisto, mas com certeza o 908 deixou o Ickx de cabelo em pé rsrsrs
Postar um comentário