sábado, 10 de novembro de 2007

Mazda 787B 1991

Em 1991, com certeza foi um ano muito especial para os japoneses, por que aconteceu um feito histórico em Le Mans, era o primeiro carro japonês a vencer às 24 horas de Le Mans, foi o protótipo 787B da Mazda, foi também o primeiro carro a vencer com um motor Wankel (pistões rotativos), mas tudo isso tem uma explicação, em 1991 à FIA determinou o aumento de peso para os protótipos que brigavam pelo campeonato mundial, a Mazda pediu para FIA para ser dispensada do aumento de peso, a FIA consultou outras consideradas equipes de pontas como Jaguar, Sauber Mercedes, Peugeot que concordaram sem problema, bem até aí tudo bem, mas no dia da corrida os carros da Peugeot que largaram na frente começaram a ter problemas e os dois carros abandonaram a prova abrindo uma brexa para os outros, e a Mazda estava em 19° lugar no grid, mas enquanto os outros carros faziam pits-stops adoidados devido ao aumento no peso, a Mazda vinha ultrapassando de mansinho os carros de “elite” passa um, dois, três, enfim o resultado, Mazda Campeã de Le Mans de 1991, e a Mazda que vinha insistindo a vários anos com o motor Wankel, em 91 consegue esse feito memorável, teve a borbo o piloto alemão Volker Weidler, o Belga Bertrand Gachot e o inglês Johnny Herbert, equipados com motor Mazda R26B 2.6L 4-Rotores, utilizando pneus da Dunlop, sendo comandada pela equipe japonesa Mazdaspeed Co. Ltd., completaram 362 voltas, ganhando com 2 voltas de vantagem em cima do 2° colocado um Jaguar XJR-12 carro n° 35 pilotado pelo brasileiro Raul Boesel ( Boesel que sempre foi fiel a Jaguar, ele pilotou um XJR-8 em 1987 e em 1988 ficou a bordo de um XJR-9 ), teve como parceiros o americano Davy Jones e francês Michel Ferté, se a Mazda não fosse a vencedora neste ano, ia haver uma tríplice coroa de Jaguares já que os carros n° 34 chegou em 3° e o carro n° 33 chegou em 4° lugar, mas depois desta proeza da Mazda o motor Wankel foi banido de Le Mans, em 1992 à Mazda tinha o protótipo MXR-01 que passou usar motor V10 da Judd, em vez do seu famoso motor de pistões rotativos, mas é considerado até hoje o maior sucesso de um carro vencedor com este tipo de motor.

11 comentários:

Anônimo disse...

Luiz vc sumiu ontem e eu pensei q seu PC tinha dado problema de novo.Pelo jeito esteve trabalhando bastante.estes posts q vc colocou estão ótimos!!

Luizrhn disse...

não Rick desta vez não foi problema no PC, desta vez acho que ele sussega um pouco de pifar rsrsrs, é que ontem tive correndo atrás de uns problemas então não tive muito tempo pra postar.é Rick fiquei trabalhando a fundo sobre os post destes carros do grupo C do GT4, e olha que ainda falta o MINOLTA o Nissan R89C, e vou colocar sobre o GT40 de 1969, que como vc sabe participou de Le Mans também, mas é isso Rick espero que vc tenha gostado dos posts.abraço!!!

Anônimo disse...

Luiz,não tem como não gostar.estão realmente excelentes e os videos q vc tem colocado de Le Mans todos na sequência também estão ficando muito massa

Luizrhn disse...

Legal Rick que vc esteja gostando, assim vejo que o trabalho está bem feito, se o presidente aprova o que a gente vai falar rsrsrs, Rick acho que não está faltando mais nenhum carro né???por que o Nissan R92CP não vou colocar porque ele não participou de Le Mans, então não vou colocar nada sobre ele, mas os carros que participaram de Le Mans acho que coloquei todos bem só falta o MINOLTA e R89C e o GT40 com te falei.

Anônimo disse...

Luiz não sabia que o R92 CP não tinha participado de Le Mans.Luiz como sei q vc está tentando fechar as licenças Ib coloquei mais um video,da IB4.Não sei se vc já passou por ela mas é bem chata

Luizrhn disse...

é Rick o R92 não participou de Le Mans, o ultimo carro do grupo C da Nissan foi o R90CP que ficou em 5° lugar, agora não sei em que corridas o R92 apereceu.Rick está prova IB já passei e foi bem chata de passar mesmo, Rick eu acho que tinha comentado com vc que já tinha terminado todas as provas, eu acho que vc não está lembrado, mas essa prova do Audi foi um saco pra passar nunca conseguia acertar o ponto certo de freiar nas curvas, mas a mais dificil foi aquela B5 do mini cooper, nossa aquela foi o cão pra passar.

Anônimo disse...

Luiz achei q vc tinha completado as provas B e que tivesse faltando ainda alguma coisa da IB.Essa do Mini cooper realmente é muito chata,passi por ela mas achei muito dificil em acertar com o carro,e a pista também é meio chata.Não sou muito fã de Tsukuba

Luizrhn disse...

não não Rick, já completei todas as 80 provas, mas deu um trabalho danado para completa-las, mas essa do cooper é bem chata mesmo, o carro é ruim a pista é ruim tudo é ruim nesta prova rsrsrs, é Rick depois dessa prova não sou mais fão de Tsukuba também.

Anônimo disse...

então meus parabéns mais uma vez Luiz,não é facil fechar tudo com ouros

Luizrhn disse...

Valeu Rick, não é fácil mesmo Rick, como vc mesmo sabe.

Anônimo disse...

luiz por acaso vc sabe du acidente que u nissan r92 cp teve?